terça-feira, 13 de março de 2012

Pteridófitas ancestrais


As primeiras pteridofitas compreendem vegetais vasculares muito simples que sugiram por volta de 400 milhões de anos durante a era paleozóica dos períodos Siluriana ao Devoniano.

Os três Filos mais importante que foram reconhecidos são classificados em três divisões extintas: Rhyniophyta, Zosterophyllophyta, Trimerophytophyta. As pteridófitas são as plantas vasculares ou traqueófitas com vasos condutores do tipo xilema ou lenho e floema ou líber, que solucionou o problema de transporte de água e alimento através da planta. São as plantas de  brejo que consiste em sistema aéreo ereto dicotomicamente ramificado preso a um sistema de rizoma (caule subterrâneo), ramos curtos, rios quais encontram os esporângios, e não possuem diferenciação de folhas e raízes. As estruturas externas era, sistema aéreo de ramos, cerca de 18 cm de altura, coberto de uma cutícula e possuía estômagos. Havia uma ausência de folhas, os eixos aéreos serviam como órgãos fotossintetizantes.
 O Filo Rhyniophyta, surgiu por volta do período Siluriano médio, extinto por volta de 380 milhões de anos. Possuía caules aéreos ramificados dicotomicamente com cerca de vinte cm de comprimento revestidos com uma cutícula e possuidoras de estômatos. Não havia diferenciação em órgão especializadas, raízes, caules, e folhas, mas possuíam rizomas subterrâneos e produziam um único tipo de esporos, por isso a denominada planta homosporada.


O Filo Zosterophyllophyta viveu no período Devoniano 408 até 370 milhões de anos atrás. Não possuíam nem folhas e eram dicotomicamente ramificadas, ausência de raízes verdadeiras e eram possivelmente aquáticas. Os Caules aéreos eram revestidos por uma cutícula, porem apenas os superiores apresentava estômatos.



As pteridófitas se extinguiram, hoje temos a pteridófita atual, Lycophyta. O Filo  Lycophyta, provavelmente seus progenitores foram as primeiras Zosterophyllophyta que são representados pelos: licopódios (plantas homosporadas) e as selaginelas                     ( heterosporadas). Os esporófitos deste filo são constituídos por um rizoma (caule subterrâneo horizontal) ramificado que emite ramos aéreos e raízes verdadeiras.
Três conhecidas atualmente, que constituem inteiramente de ervas, ( Lycopodiales, selaginellas e Isoetales.)
Atualmente, possuem 400 espécies de maioria tropical, o esporófito ( planta adulta) consiste de um rizoma ( tipo de caule típico de pteridofitas) ramificados que ramos aéreos e raízes. Em geral, os microfilos são dispostos espiraladamente ao redor dos ramos.
A ordem Lycopodiaceae, os esporângios  da lycophyta ocorrem na parte superior dos microfilos exceto em Lycopodium, q apresenta estróbilos nas extremidades dos ramos. Essas plantas homosporadas ( um esporófito),  após a germinação dos esporos, formam-se gametófitos bissexuados. O anterozóide e biflagelado por isso necessitam de água para fecundação.


a ordem Selaginellaceae, o esporófito é herbáceo apresenta microfilos, formados estróbilos. São heterosporadas, com gametófitos unissexuados e anterozóides biflagelados. Nela há dependência de água. Suas pequenas folhas estão presentes na  face dorsal e na face ventral.

A ordem Isoetácea, podem se aquáticas ou viver em locais alagados em certas épocas do ano. Os esporófitos consistem de um caule subterrâneo, curto e suculento do qual partem os microfilos. São heterosporados, possuem cutícula espessa basicamente não fazem trocas gasosas com a atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário